MEDIAÇÃO

A mediação da CAMES

POR QUE

MEDIAÇÃO?

Estudos indicam que a alta gerência das empresas e corporações dedica entre 30% e 42% do seu tempo para resolver conflitos (Thomas, K.; Schmidt, W. A survey of managerial interests with respect to conflict, June, 1976; Watson, Carol.; Hoffman, Richard. Managers as Negotiators. Leadership Quarterly, 1996).

Isso acarreta, para a empresa, custos diretos (utilização de recursos necessários para o funcionamento da organização, incluindo os trabalhistas e legais), custos indiretos (como a diminuição de rendimento causada por esses conflitos) e custos de oportunidade (por exemplo, relações de trabalho e comerciais desfeitas por falta de tratamento adequado dos conflitos).

A mediação da CAMES pode ser contratada após o surgimento do conflito. Pode-se, ainda, inserir cláusula de mediação em contratos comerciais, para que seja utilizada a mediação na hipótese de ocorrência de algum conflito. A mera inserção de cláusula de mediação não gera nenhum ônus financeiro para a empresa.

É possível também a inserção de cláusula de mediação seguida de arbitragem. Nesse caso, não se chegando a um acordo, um especialista é designado para decidir a controvérsia. A Lei confere a essa decisão força de sentença judicial, não permitindo a utilização de nenhum tipo de recurso contra ela.

RESOLUÇÃO

ONLINE

A CAMES, em parceria com a Tyler Tecnologies, oferece a resolução de conflitos online para o Brasil através do software MODRIA.

Essa ferramenta vem sendo utilizada com sucesso há mais de dez anos nos Estados Unidos e na Europa, e resolve atualmente mais de 60 milhões de casos por ano nesses países, dispondo de processos de automação para solucionar disputas em massa.

A plataforma combina aspectos legais, econômicos e psicológicos com informações intuitivas e avançadas tecnologias de comunicação para prevenir, gerenciar e resolver seus conflitos da seguinte forma:

– diagnosticando o assunto e alinhando expectativas sobre a duração e forma do procedimento;

– possibilitando uma negociação online entre as partes, por meio de comunicação assíncrona, utilizando método com eficiência comprovada (até 90% dos casos resolvidos por automação);

– permitindo o acesso de um mediador capacitado, se necessário, com toda segurança e confidencialidade;

– formalizando o acordo e avaliando continuamente os resultados.

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